11 2675 1532 | 99510 2630

Banco de Sêmen

Muitos casais sofrem com o drama da infertilidade. E o banco de Sêmen é conhecido como uma das melhores alternativas para ajudar mulheres e casais a realizarem o sonho da maternidade. Infelizmente para alguns não é tão simples engravidar.

Também é indicado para homens que se submetem a situações nas quais sua capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco.

Como funciona a Doação de sêmen?

Para se tornar doador no Brasil, existem uma série de regras a serem cumpridas. Os Bancos de Sêmen fornecem às clínicas de reprodução humana um catálogo numerado. Pois, cada número corresponde a um doador que vem informando as suas características físicas e pessoais. Sendo necessário a realização de exames laborais, como: Hepatites B e C, HTLV, HIV I e II, Sífilis, Cariótipo simples e cultura Seminal (pesquisa de bactéria e fungos no sêmen). Eles são realizados no dia da coleta e repetidos após um semestre. Após esse período as amostras são liberadas.

O cadastro dos doadores é disponibilizado para as clínicas de Reprodução Assistida, sem os nomes destes, somente numerados para identificação e apresentado aos pacientes interessados.

Devem constar as seguintes características dos doadores:

• Ancestrais
  • Tipo de sangue
  • Peso
  • Estatura
  • Cor da pele
  • Cor dos olhos
  • Cor dos cabelos
  • Ocupação
  • Religião
  • Hobbies

Requisitos para se tornar um doador

• Ter entre 18 e 45 anos;
  • Ser saudável e não pertencer a nenhum grupo de risco de DST – Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Não ter doenças genéticas ou congênitas na família;
  • Ter disponibilidade para fazer os exames e comparecer ao menos 6 vezes no banco para realizar a doação

A criopreservação do sêmen é indicada nos casos de:

Quando a pessoa terá que passar por um tratamento de quimioterapia ou radioterapia, que poderá deixar o paciente estéreo. E tendo o conhecimento sobre isso, e se ele não quiser esperar para recorrer a tratamentos reprodutivos posteriores pode recorrer ao banco de esperma.

O banco de esperma serve para os pacientes que desejam preservar seus próprios espermatozoides após receberem algum diagnóstico, que possam leva-los a ficar estéreis.

Entre os casos comuns que levam pacientes a procurar pelo banco de esperma estão o câncer, homens que apresentam quadro de azoospermia (ausência de espermatozoide na ejaculação), vasectomia, HIV, casais onde somente um dos dois é portador do vírus é possível através do banco de esperma a geração de filhos sem contaminar o feto.

A coleta para o banco de esperma é feita em hospitais e clínicas especializadas. É realizada em ambiente laboratorial e por meio de masturbação.

• Tratamento

Conheça o nosso cuidado personalizado

Tratamentos oferecidos