Loading...
11 2675 1532 | 99510 2630

Tratamentos

Coito Programado

O que é coito programado?

É uma forma de estimular a fertilidade da mulher, através de uso de medicamentos específicos. Com essa estimulação de fertilização, o casal precisa manter relações sexuais dentro de um período que é considerado o melhor período, o que aumenta as possibilidades de fecundação do óvulo, ou seja, de gravidez. É um dos procedimentos de fertilização mais antigos e suas possibilidades de sucesso depende da idade da mulher, das condições hormonais e de saúde, da atividade ovariana e da causa da infertilidade.

Como o coito programado funciona?

O procedimento funciona devido ao estímulo de até 3 folículos dos ovários por meio de medicamentos orais ou injetáveis, que precisam ser conduzidos durante um determinado período de tempo. O uso da medicação deve ser feito no período menstrual, necessariamente no 2° e 3° dia de menstruação. A dosagem do medicamento e a escolha vai de acordo com a necessidade de cada mulher. Após a comprovação do estímulo, a mulher recebe uma dose do hormônio HCG, é o que fará que ocorra o estímulo da ovulação em um período de 36 a 40 horas depois. Após isso, o casal precisa manter relações sexuais nesse espaço de tempo para aumentar as possibilidades de gravidez. Por isso se chama Coito Programado.

Qual é a duração do tratamento?

A duração do tratamento é, por volta, de 15 dias. A utilização dos medicamentos orais, a ingestão ocorrem por 5 dias consecutivos, enquanto para os injetáveis pode variar de 8 a 12 dias.

Depois de 96 horas da primeira condução, os folículos começam a ter seu crescimento mapeado a cada 2 dias. Isso é realizado através de ultrassonografias e exames hormonais, indicando o momento exato da aplicação de HCG.

Após o período de ovulação, devem-se passar 15 dias para realizar o teste de gravidez. O tempo de tratamento entre o início e a confirmação do sucesso ou não do tratamento é de cerca de 1 mês.


O tratamento é indicado para quem?

É indicado principalmente para casais que tenham a anovulação (ausência da ovulação) como causa da infertilidade. É necessário que o homem tenha uma avaliação de sêmen normal, e a mulher precisa ter uma avaliação positiva das tubas uterinas e da produção de óvulos, por exemplo. E o casal precisa ter avaliações hormonais saudáveis. As chances de sucesso no tratamento variam de acordo com a idade da mulher. É possível realizar até 3 coitos programados seguidos. Depois das 3 tentativas, se caso a gravidez não ocorra, é necessário partir para outro tipo de tratamento.

  • Tratamento

    Conheça o nosso cuidado personalizado

    Tratamentos oferecidos

    Tratamentos