Loading...
11 2675 1532 | 99510 2630

Tratamentos

Inseminação Artificial

O que é a inseminação Artificial?

A Inseminação Artificial(IA), também conhecida como inseminação intrauterina (IIU)é uma técnica de Reprodução assistida na qual é introduzido na cavidade uterina através de um cateter os espermatozoides. Dessa maneira acontecerá naturalmente a fertilização, como aconteceria após uma relação sexual no organismo feminino.

A inseminação pode ser dividida de duas maneiras:

  • Homóloga quando é utilizado o sêmen do parceiro
  • Heteróloga quando utiliza um sêmen de doador anônimo (banco de sêmen)

O que é preciso para realizar o procedimento?

Para a realização desse procedimento de inseminação artificial é necessário que a mulher tenha pelo menos uma trompa (tuba) uterina normal. Para permitir o encontro do óvulo com os espermatozoides.

Mulheres que fizeram a laqueadura tubária e desejam engravidar, o tratamento indicado é a fertilização in vitro. Em alguns casos específicos, há possibilidades em fazer cirurgia de reversão da laqueadura.

E no caso do homem deve possuir um sêmen com pelo menos 5 milhões de espermatozoides móveis progressivos por ml, que são analisados através do espermograma.

Homens que fizeram a vasectomia e mulheres que realizaram a laqueadura não podem realizar a inseminação artificial; sendo necessário que antes façam o processo de reversão. A gestação só será possível depois desse procedimento.

Quais são os procedimentos da inseminação Artificial?

A estimulação ovariana dura de 10 a 12 dias, durante o ciclo natural da mulher, pode ser realizada a inseminação, e para aumentar sua eficácia a utilização de hormônios que induzirá o desenvolvimento folicular múltiplo. Nessa etapa é feito um controle da estimulação para evitar a produção de muitos óvulos e evitar o risco de gravidez múltipla.

No período de estimulação, são realizadas entre 3 e 4 ultrassonografias para comprovar o crescimento e a evolução dos folículos.

A maturação final dos óvulos é constatada, través da ultrassom, pode-se comprovar se os folículos alcançaram o tamanho ideal, posteriormente é programado entre 24 a 36 horas o procedimento de inseminação, que é realizado após a administração de uma injeção do hormônio HCG que induz a maturação do óvulo.

A preparação do sémen dura por volta de duas horas, é realizada antes da inseminação através de coleta e na própria clínica por meio de masturbação. Após coletados os espermatozoides são preparados em laboratório, onde são selecionados aqueles com melhor potencial de fecundação.

Os espermatozoides selecionados são inseridos no interior da cavidade uterina, o procedimento ocorre sem anestesia, é indolor e rápido.
Após essas etapas o tratamento estará concluído, agora é só aguardar o resultado do positivo.

O teste de gravidez é feito 14 dias depois.


Em que casos a Inseminação Artificial é indicada?

  • Para homens que apresentam alterações no Sémen
    Quando no espermograma, são encontradas alterações leves ou moderadas principalmente quando relacionadas à mobilidade e concentração;
  • Quando a ovulação da paciente apresenta irregularidades;
  • Alteração no colo do útero;
  • Mulheres que apresentam distúrbios de ovulação ou que não ovulam corretamente, em que geralmente a causa mais comum é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP);
  • Presença de muco espesso em pacientes, já que pode se tornar hostil para os espermatozoides, impedindo que cheguem às trompas;
  • Homens que apresentam alterações no sêmen;
  • Endometriose em casos selecionados;

O tratamento também é indicado para pacientes que desejam ser mãe solo ou para casais homoafetivos. Em ambos os casos podem ser usados sêmen de um doador.

  • Tratamento

    Conheça o nosso cuidado personalizado

    Tratamentos oferecidos

    Tratamentos